Weby shortcut
Logo NEPPEC3
Marca da UFG - Universidade Federal de Goiás

NEPPEC

Updated at 09/28/15 14:30 .

 Apresentação

Constituído em 1993, com a pesquisa: ”O estado da arte da produção em periódicos especializados em educação sobre Psicologia da Educação”, entre 1995 e 1999, desenvolveu uma investigação sobre o construtivismo na educação, com o apoio do CNPq, além de estudos sobre a relação entre inteligência, trabalho e educação e sobre a abordagem da subjetividade em sua articulação com a educação e com a cultura.         

Consolidou-se com dois projetos: “Psicologia e Educação: um estado da arte da produção dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil" e "Subjetividade e Trabalho: o recorte da psicologia para a educação", que constituíram suas primeiras linhas de pesquisa: Psicologia e Educação e Subjetividade e Cultura.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura (NEPPEC), em 2001,foi aprovado pelo Conselho Diretor da Faculdade de Educação. Cadastrado no CNPq como Grupo de Pesquisa Psicologia, Educação e Cultura, integra estudos e pesquisas sobre as relações entre Psicologia, Educação e Cultura, vinculando pesquisas de professores, alunos de Graduação e Pós-Graduação (especialização, mestrado e doutorado) da Faculdade de Educação/UFG.

Objetiva fomentar projetos, respaldar e desenvolver pesquisas, constituir fóruns de discussão para alunos e professores; promover publicações de trabalhos; contribuir para a discussão e avaliação das tendências e perspectivas da pesquisa e da formação na área, integrando os cursos de pós-graduação e graduação da FE/UFG; criar estratégias de parceria e troca de informações entre os pesquisadores da área e consolidar um espaço de discussão e produção sistemática de pesquisas.

O impacto dos estudos produzidos pelo Grupo de Pesquisa pode ser verificado através do conjunto de publicações de livros/capítulos de livros e artigos em periódicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas, atividades de extensão, projetos de pesquisa financiados pelo CNPq em diferentes modalidades (bolsa de PQ e IC: PIBIC/PIVIC-CNPq); relatórios de pesquisa, entre outros. Esse conjunto de estudos tem tido importantes repercussões junto à área, no debate local, regional e nacional, traduzindo-se em participações em reuniões científicas nacionais e internacionais.

List all Back