Grupos de estudo 2005 1. Grupo “Temas de Ciências Humanas e Educação” Horário: (Quinzenal) às 6as feiras da 14:00 às 17:00 h Coordenação: Alunos vinculados ao NEPPEC Participantes: 15 alunos da graduação em Pedagogia – FE / UFG Programação: Data: 16 de setembro de 2005 Tema: Modernidade e Ciência Responsável: Profª Ms. Edna Mendonça de Queiros (doutoranda UFG). Bibliografia discutida: • BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: Marx, modernismo e modernização. In: ______. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. Tradução Carlos Felipe Moisés, Ana Maria L. Ioriatti. São Paulo: Companhia das Letras, 1986, p. 85-125. • IANNI, Octavio. A sociologia e o mundo moderno. São Paulo: EDUC, 1988. Data: 23 de setembro de 2005 Tema: Indivíduo e Sociedade Responsáveis: Profas Ms. Gina Glaydes G. de Faria (doutoranda UFG) e Ms. Mona Bittar (doutoranda UFG). Bibliografia discutida: • RESENDE, Anita Cristina Azevedo. Indivíduo e Sociedade. In: O tempo do tempo. Objetividade e subjetividade sob o tempo quantificado. São Paulo: PUC/SP, 1987 (Dissertação de Mestrado em Psicologia Social). Data: 07 de outubro de 2005 Tema: Psicologia e educação Responsáveis: Profª Rachel Bastos (mestranda UFG), Soraya Vieira e Sílvia Mendanha (Iniciação científica / CNPq). Bibliografia discutida: • ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. A Psicologia na Educação: algumas considerações. In: Cadernos USP. II Encontro latino-americano de Psicologia Marxista e Psicanálise. Sessão preparatória. São Paulo: USP, n. 5, 97-112, fev. 1988. Data: 21 de outubro de 2005 Tema: Autoridade e Família Responsável: Profas Drª Maria do Rosário Silva Resende e Ms. Susie Amâncio de Roure (doutoranda UFG). Bibliografia discutida: Data: 04 de novembro de 2005 Tema: Indústria Cultural Responsáveis: Profs Kaithy Chagas Oliveira (mestranda UFG) e Antônio Carlos B. Cunha (mestrando UFG). Bibliografia discutida: • ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (Org). Comunicação e indústria cultural: leituras de análise dos meios de comunicação... – São Paulo: Nacional, 1977. Data: 18 de novembro de 2005 Tema: Presentificação do tempo Responsáveis: Profas Ms. Maria Augusta P. Mundim (doutoranda UFG) e Leilyane O. A. Masson (mestranda UFG). Bibliografia dsicutida: • ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1995, p. 29-49. (2ª edição). • BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 114-119. (Obras escolhidas; V.1). Data: 02 de dezembro de 2005 Tema: Arte e educação Responsáveis: Profs Ms. Alexandre (doutorando UFG) e Lara Mendes César (Iniciação científica). Bibliografia discutida: Data: 16 de dezembro de 2005 Tema: A escola como instância de socialização Responsável: Profª Ms. Luelí Nogueira Duarte e Silva. Bibliografia discutida: • MIRANDA, Marília Gouvea de. O processo de socialização na escola: a evolução da condição social da criança. IN: LANE, Sílvia T. M. (org.). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1984. 2. Grupo “Indivíduo, Cultura e Sociedade” Horário: (Quinzenal) às 3as feiras da 14:30 às 18:00 h Coordenação: Profª Drª Anita Cristina A. Resende Participantes: alunos e professores vinculados ao núcleo de pesquisa Programação: Dia: 23 de agosto de 2005 Tema: Conhecimento: razão e des-razão Indivíduo e Sociedade (Introdução) Dias: 06, 20 de setembro e 04 de outubro Tema: Cultura e Civilização: a contribuição de Freud Bibliografía discutida: • FREUD, S. "El porvenir de una ilusión". Obras completas. Madrid, Bibl. Nueva, v.3. p.2961-3016. ________. "El malestar en la cultura". Obras completas. Madrid, Bibl. Nueva, v.3. p.3017-3100. Dias: 11, 25 de outubro e 08 de novembro Tema: Capitalismo e Cultura: a contribuição de Marx Bibliografia discutida: • MARX, K. A Ideologia Alemã (Feuerbach). São Paulo, Hucitec, 1991. ______. O Capital (vol. I). São Paulo, Abril Cultural, 1991 ______. Manuscritos Economia y Filosofia, Madrid, Alianza Ed.,1984 Dia: 22 de novembro e 06 e 20 de dezembro Tema: Cultura e (des) razão: a contribuição de Adorno e Horkheimer. Bibliografia discutida: • ADORNO, T.W. E HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1985. _______. Educação Emancipação, São Paulo, Paz e Terra, 1995. |